Um livro simplesmente incrível!

IMG_20161209_101859005_5

Este livro poderia ser descrito a partir de uma única palavra – incrível!

Em “Memorial de Maria Moura”, descobrimos como a personagem que dá título à obra passa de uma simples menina órfã a uma temida mulher no Nordeste. Para contar essa história, Rachel de Queiroz lança mão de diferentes pontos de vista ao longo do livro e, assim, passamos a conhecer melhor cada um dos personagens e como suas vidas estiveram entrelaçadas à de Maria Moura. De certa forma, pode-se dizer que o enredo é desenvolvido a partir de três núcleos: o da protagonista, o do Beato Romano e o de Marialva.

Sendo o último romance escrito pela autora, este livro acaba por representar a maturidade de Rachel de Queiroz na escrita. E é simplesmente incrível como essa história é capaz de envolver o leitor – muitas vezes, eu mal conseguia largar o livro, pois tinha de descobrir o que ia acontecer em seguida! É uma verdadeira mistura de ação, romance, aventura, suspense, tudo isso com o acréscimo de se passar no sertão nordestino!

Outro ponto positivo da obra diz respeito à construção das personagens, visto que todas elas apresentam qualidades e defeitos. A própria Maria Moura, representação de uma mulher corajosa, determinada, demonstra suas fraquezas ao longo do livro – afinal, estas são inerentes a todo ser humano.

Por fim, gostaria de deixar aqui uma citação que, por menor que seja, é capaz de exprimir a força dessa protagonista tão marcante:

“E se eu não aguentar, paciência; se o sangue pisado aqui dentro me matar envenenada – pois bem, eu morro! Vou morrer um dia, afinal. Todo mundo morre. Mas quero morrer na minha grandeza.”

“Memorial de Maria Moura”, p. 439


*Texto escrito em dezembro de 2016 e publicado hoje, no dia 17 de novembro de 2017, em comemoração ao 107º aniversário de Rachel de Queiroz. 

10 comentários sobre “Um livro simplesmente incrível!

    • Oi! “Memorial de Maria Moura” e “O Quinze” foram as únicas obras que li da Rachel, mas foram suficientes para eu amar a escrita da autora! Também pretendo, sem dúvidas, conhecer o restante dos livros dela… Abraço e obrigada pelo comentário!

      Curtido por 1 pessoa

    • Oi! Às vezes, é até um pouco angustiante quando pensamos em quantos livros excelentes existem por aí… De qualquer forma, esse é mais um que, sem dúvidas, vale a pena! Abraço e obrigada pelo comentário!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s