Projeto Leia + Contos | Um presente de Natal inusitado

Este post faz parte do Projeto Leia + Contos. Aqui, farei uma breve discussão sobre o conto “O Presente de Natal”, de Richmal Crompton, que pode ser lido em sua versão original clicando aqui, ou numa tradução para o português clicando aqui. Depois, não se esqueça de voltar para trocarmos nossas opiniões 😉

Resultado de imagem para christmas  farm painting
“Christmas Farm II”, obra de Jim Gerkin

Quem nunca sentiu dúvidas, no período que antecede o Natal, quanto aos presentes a serem dados nessa data? Esse foi o pensamento que tive ao ler o título do conto escrito por Richmal Crompton – um tanto desconhecido aliás, pois somente pude conhecê-lo através de diversas pesquisas sobre histórias ambientadas nessa época do ano.

Publicado pela primeira vez em 1922, a narrativa nos apresenta inicialmente à personagem Mary Clay, uma mulher que já tivera sonhos alegres acerca da vida em matrimônio, mas há muito os havia abandonado, desiludida a respeito do próprio casamento. Além de encarregar-se dos afazeres domésticos ao longo do dia, ela ainda tem de lidar com o marido, um homem desagradável e ranzinza que se dirige à esposa como a um subordinado.

“John, por outro lado, gostava de escutar o som da própria voz. Gostava de gritar com ela, chamá-la quando estava em outro cômodo da casa. […] Ele gritava “Mary”, convocando-a para algum serviço, qualquer que fosse e onde quer que fosse.”

Nesse contexto, é possível notar como o cenário retratado continua atual: embora avanços tenham ocorrido, ainda há muitos casamentos nos quais a mulher tem de se mostrar inteiramente submissa ao cônjuge. E, após tanto tempo obedecendo às ordens de outrem, ela acaba por esquecer-se que os próprios desejos são também importantes.

De modo semelhante,  Mary Clay já havia perdido as esperanças de ter a vida um dia tão almejada. Isso até receber da tia, durante o Natal, um presente um tanto inusitado. Após a revelação do segredo passado de geração a geração, a protagonista tem de lidar com uma escolha que poderá mudar sua vida: de uma lado, há a perspectiva da rotina tão aborrecida que leva; e, de outro, a chance de ignorar as falas do Sr. Clay quando lhe for conveniente.

E, apesar da hesitação inicial, a mulher segue o caminho de suas antepassadas, que encontraram para si uma maneira particular de rebeldia; uma pequena revolução.

“[…] você será capaz de escutar somente o que quiser. – Ela chegou mais perto e sussurrou – E você estará livre disso tudo! Assim, nós não temos que levar as coisas para eles, nem responder a suas perguntas estúpidas.”

É simplesmente fantástico como o desfecho, embora simples, suscita questionamentos tão pertinentes. Afinal, se nessa história, ambientada na década de 1920, as mulheres mostram-se capazes de quebrar a subserviência aos homens, ainda que de modo tímido, por que as esposas do século XXI teriam de se submeter a situações humilhantes no casamento?

 

 

2 comentários sobre “Projeto Leia + Contos | Um presente de Natal inusitado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s